Marcas como Lacta, Garoto, Nestlé e Kopenhagen renovam portfolio para a data e movimentam um mercado

 

As novidades das marcas

Com uma média de 2,2 quilos por ano por pessoa, o brasileiro é o quarto maior consumidor de chocolate do mundo. E a Páscoa é um 13º mês para as marcas do segmento. Este ano o setor deve repetir o desempenho de 2012: 18 mil toneladas produzidas e 80 milhões de ovos vendidos.

Por outro lado, a expectativa é de um reajuste de 5% nos preços dos ovos. Nesse cenário de disputa pela atenção do cliente, preços salgados e concorrência acirrada, 2013 foi o ano em que o setor inteiro investiu nos milagres do chamado “formato presente” - embalagens especiais e recheios generosos, e com valor um pouco mais alto que a média. 

Ovos de Páscoa

Nestlé

Este é o período em que a empresa reforça a campanha “Chocolover”, apostando na relação afetiva do consumidor com o chocolate. Entram na lista novamente os megarecheados, como o novo Alpino de Colher, ou o Alpino Formato (um “ovo” que na verdade é um Alpino gigante). Segundo Ricardo Bassoni, gerente de marketing de chocolates da Nestlé, com uma Páscoa muito antecipada no calendário, a projeção de crescimento é cautelosa, com alta de 5% em unidades vendidas.

Além dos itens tradicionais, a grande aposta da Nestlé para o ano é no saudosismo. Deu certo com o ressuscitado Kit Kat, e a vez agora é do Lollo, relançado em versão ovo com a mesma identidade visual (vaquinha amarela, fundo azul) do famoso produto dos anos 80.

Nestlé

Lacta

Seguindo as tendências das lojas de rua, a gigante também irá investir em ovos trufados e com embalagens para presente, como o Diamante Negro com formato de diamante. O Sonho de Valsa continua forte, responsável por 8% de tudo que é vendido na Páscoa no país. “Este ano a previsão é que venderemos 28 milhões de ovos, 4% mais unidades mais que o ano passado”, afirma Mariana Perota, gerente de marketing de Páscoa da Mondelez Brasil.Líder de mercado na Páscoa, com 37% do market share, este ano a empresa transformou o Bis num ovo de chocolate de singelos três quilos - o ovo Bis Xtra. “Era um pedido dos nossos consumidores ter um ovo gigante. E Bis era a nossa marca mais jovem, mais adequada", explica Mariana.

Ovo de Páscoa Diamante Negro, da Lacta

Garoto

Os ovos de chocolate serão os primeiros produtos da marca, patrocinadora da Copa de 2014, a explorar os temas futebol e brasilidade. A empresa lançou dois ovos com o escudo da seleção brasileira: um com recheio de bombons de banana, e o Talento Coco e Castanha-do-Pará.

A meta da empresa é elevar a participação de mercado para até 26% até a Copa de 2014, explica André Barros, gerente executivo de marketing da empresa. ““A gente tem o objetivo de recuperar participação. Falamos aí entre e 3 a 5% até a Copa do Mundo”, afirma.

Garoto

Cacau Show

A Linha Dreams, de ovos trufados, é mais uma vez a aposta da marca. Dessa vez os recheios mudaram um pouco: chocolate belga, brigadeiro de morango e maracujá estão entre os destaques, além do Mezzo, com formato de bombom.  “A cacau show é pioneira nesse segmento. Hoje, em termos de faturamento, 55% vem da nossa linha tradicional de ovos, 45% da linha de presenteáveis. Esse ano deve ser 50, 50”, explica gerente de Marketing da Cacau Show, Raquel Massagardi.

Ao lado desses produtos, serão 11 lançamentos especiais para o período. Um dos licenciamentos é da marca Carrossel, sucesso entre as crianças após remake do SBT. Para aumentar a visibilidade, a marca terá ainda a promoção Páscoa Amizade Milionária, com 1,5 milhão sorteado entre três amigos.

Cacau Show

Brasil Cacau

A Brasil Cacau apostou na visibilidade do Big Brother Brasil para tornar mais conhecida a marca no começo de 2013. Para a Páscoa, o investimento também é nos trufados, receita que tem dado certo, afirma Vania Bueno, gerente de marca da empresa. “O brasileiro cresce os olhos aos super recheados, cada vez com sabores mais diferentes.. Então realmente é o nosso carro-chefe e tem mais impacto em vendas e mais procura do consumidor”, disse.Entre os lançamentos no segmento estão o Ovo Trufado sabor brigadeiro e o Ovo Tripolino, de chocolate branco, ao leite e recheio de morango.

Ovo Tripolino, da Brasil Cacau

Kopenhagen

A Kopenhagen tem um dos lançamentos mais vistosos da temporada: um ovo de um quilo cravejado de cristais Swarovski, por R$ 299. O ovo “Colection” comemora o aniversário de 85 anos da rede. Além desse carro-chefe, a loja reforçou o portfólio com o Ovo Amarula, de 300 gramas, que acompanha quatro copinhos e uma garrafa de Amarula Cream de 50 ml.

O período representa o principal período de vendas do grupo CRM, que engloba a Kopenhagen e a Brasil Cacau, e responde por 30% do faturamento anual da empresa. A produção deste ano deve ser 59% superior à do ano passado. “A expectativa para 2013 é alcançar um faturamento anual de 760 milhões de reais, cerca de 28% acima de 2012”, afirma Adriane Yura, gerente de marketing da Kopenhagen.

Kopenhagen

Hershey's

Alternativa aos ovos tradicionais, a Hershey’s aposta na linha Kisses’s, na versão bombons gigantes, para crescer. Para a páscoa de 2013, a expectativa é que o avanço nas vendas seja de 27% frente a 2012.

A estratégia da marca, a exemplo das concorrentes, é apostar em produtos para presente, com embalagens especiais e recheios difentes. O carro-chefe deste ano é o Hershey’s Kisses sabor Ovomaltine, nos tamanhos de 245 e 680 gramas. Outra novidade é o “Mais”, chocolate com wafer vendido em caixinha, nos mesmos moldes do Bis.

Hershey's Kisses Ovomaltine

Arcor

Na Páscoa 2013, a empresa aposta nos licenciamentos para alcançar uma meta considerável: aumentar 30% suas vendas. A marca tem as crianças como foco principal e usa direitos de personagens da Disney, como Nemo, Rapunzel e Mickey, ao lado de brinquedos, para atrair a atenção do público.

Outros produtos licenciados são voltados para os fãs de futebol e trazem as cores e emblemas de times como São Paulo, Santos, Atlético Mineiro, Fluminense, Flamengo e Grêmio. Segundo o gerente de marketing de chocolates da Arcor, Ciro Mariani, a empresa tem 4,5% de market share no mercado brasileiro, um montante estimado em R$5,5 bilhões. “O segmento cresceu, em 2012, 2,9%, enquanto nós crescemos 20,6%. Nosso foco é apostar na ampliação da compra da classe C”, afirma.

Ovo de Páscoa do Corinthians, da Arcor

Starbucks

Apesar de estar fora do ritmo do grande varejo de chocolates, a Starbucks está apostando, pelo segundo ano seguido, no ovos de Páscoa para aumentar as vendas do período.

Serão oferecidas três opções: ovo de páscoa recheado com brigadeiro de colher, ovo crocante e um kit com três ovos recheados nos sabores chocolate ao leite com trufa de chocolate, chocolate branco com trufa de frutas vermelhas e chocolate meio amargo recheado com trufa de damasco. Os preços sugeridos para os produtos serão de, respectivamente, R$ 38,90, R$ 78,90 e R$ R$ 68,90.

Starbucks

 Publicada em : 10/03/2013
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